segunda-feira, 25 de junho de 2007

Curso de Marketing Pessoal


Pessoal,


Está em em fase de elaboração, o curso Marketing Pessoal.

Esse curso tem a proposta de atender a demanda local de aperfeiçoar a competitividade dos profissionais do conhecimento.
Em breve, traremos novidades.

Design de negócio

Como conceber um negócio

Desenhar uma organização. Esse foi o nosso desafio. Precisávamos desenhar algo e não apenas projetar. Um engenheiro ou empreendedor possivelmente projetaria uma empresa, mas talvez ficasse muito focada no lucro e no curto prazo. Desenhar não. Assim como projetar envolve planejamento, metas, objetivos, mas envolve também estética, estilo, sabor, sentimento. Assim a Gerir Cursos Diferenciados se consolidou. Não para ser algo novo ou algo passageiro. Mas algo perene.

Visualizamos uma organização diferenciada não na forma de gerir seus processos, mas na forma como os conduz. Precisávamos inventar algo. Criar, inventar e demolir talvez muito do que tínhamos aprendido para começar do zero. Mas uma idéia é assim. Tem de vir da essência das coisas e não na superficialidade delas. Vem do coração, do íntimo.

Essa é a nossa proposta. Fazer as coisas com o coração. Não qualquer coisa, mas algo que contribua para uma sociedade melhor. Assim nós concebemos o Projeto Gerir.

Cláudio Amorim, Danilo Mota, João Magiero.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Curso de Atendimento ao Cliente em Alta Performance

Alta Performance
Realização das duas primeiras turmas do curso de atendimento ao cliente. O curso foi realizado em parceria com a Data Plus Informática em São Mateus.

Em breve teremos a formação da terceira turma em parceria com a Data Plus Informática.
Gerir Cursos e Consultoria



sábado, 16 de junho de 2007

Comunicação: Ferramenta essencial para o bom atendimento

Uma das grandes dificuldades das empresas no que tange às suas relações tanto pessoais quanto institucionais, diz respeito à comunicação. Este é um tema sempre em voga.

Na questão do atendimento ao cliente por exemplo, por que é tão difícil a comunicação?
Para tentar entender a comunicação, temos que conhecer suas premissas básicas, para depois então tentar adequá-la ao máximo às nosas atividades

Comunicação: Definição
Para PEREIRA1: “Comunicação é o processo intelectual e físico pelo qual uma mensagem contendo uma informação e constituída de signos extraídos de um código é transmitida de um emissor para um receptor sob a forma de sinais enviados através de um canal

Elementos do processo de comunicação clássicos

Emissor

Emissor é aquele que produz, quem cria e emite a mensagem, é o responsável pela mensagem, onde o processo se origina. É qualquer ser capaz de produzir e transmitir uma mensagem. Toda mensagem tem um emissor identificado e caracterizado como tal.

Receptor

É o destinatário da mensagem, quem a recebe e interpreta. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas, como na comunicação de massa. Para haver comunicação é preciso que haja ao menos um receptor. Uma mensagem enviada mais não recebida não é considerada uma comunicação.

Mensagem

Mensagem é o conteúdo transmitido do emissor ao receptor. É qualquer coisa que o emissor envie com a finalidade de passar informações, toda e qualquer peça de comunicação. Tecnicamente a mensagem não é o que o emissor quer dizer (que é definido como significado proposto da mensagem), mas sim o que ele diz, da forma como diz.

Toda mensagem é composta por idéia e sentimento. As mensagens transmitem simultaneamente uma informação cognitiva e uma informação emocional, e as duas partes são fundamentais para a transmissão do significado.

Signos

São os elementos básicos de qualquer mensagem, as menores unidades de informação. Uma letra é um signo, mas uma palavra também. Tudo aquilo que significa alguma coisa, que carrega um significado, é um signo.

Código

Definido da forma mais simples, código é a linguagem na qual a mensagem é transmitida. Toda mensagem, para ser transmitida precisa ser codificada, ou seja, expressa em uma linguagem comum ao emissor e ao receptor. Essa linguagem, qualquer que seja ela, é um código. O português que usamos nesse texto é um código. Mas não apenas as linguagens escritas ou faladas são códigos, toda linguagem o é. Os gestos e expressões que utilizamos nas comunicações também fazem parte de um código, o da linguagem não-verbal.

Código também é o conjunto dos signos. Tecnicamente podemos definir o código como o sistema convencional de signos e regras para o uso desses signos.

Repertório

Repertório é a parte do código que uma pessoa domina, é a quantidade de signos que ela sabe utilizar. As palavras para as quais uma pessoa sabe os significados é o seu repertório, a parte do código que ela está capacitada a utilizar.

Sinais

Textos mais antigos usam indistintamente os termos signos e sinais, como se fossem sinônimos. Sinal, tecnicamente falando, tem o mesmo sentido usado nas telecomunicações: sinal de áudio, sinal de vídeo. Sinais são o fenômeno físico no qual os signos são convertidos para serem transmitidos.

O som viaja por ondas sonoras, que são nada mais que a vibração do ar. Essas ondas são os sinais. As ondas de radiofreqüência do rádio ou da TV são sinais. O impulso elétrico transmitido pelos cabos telefônicos é um sinal. No visor do seu celular há um indicador da qualidade do sinal, que iIndica a todo momento a intensidade das ondas de rádio que chegam àquele receptor.

Canal

É o meio físico que transporta os sinais do emissor ao receptor. O ar, quando falamos, é um canal de transmissão da mensagem. O papel onde este texto está escrito é um canal. A faixa de freqüência da estação de rádio é um canal, assim como o da TV.

No próximo post, mais informações sobre comunicação.

1. PEREIRA, José H. Curso Básico de Teoria da Comunicação. Rio de Janeiro: Quartet: UniverCidade, 2001.