domingo, 24 de janeiro de 2010

Invista na sua imagem

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Com as mudanças evidenciadas hoje no mercado de trabalho, temos que nos preocupar cada vez mais com a nossa imagem. Digo isso por que cada vez mais estamos sendo monitorados em todos os sentidos não é verdade?

Em lojas, supermercados e agora na rua, estamos sendo monitorados o tempo todo. E Isso traz preocupação também para a carreira. Daí muitos podem perguntar: como assim?

Simples. Um amigo enviou um currículo para uma empresa e teve a felicidade de ser chamado para uma entrevista de emprego. A entrevista correu bem, e as chances desse colega eram consideráveis. Mas um ponto contou contra ele. Qual ponto? Esse colega participava de uma comunidade no Orkut daquelas do tipo ‘bebo até cair’. É isso mesmo. Participar de uma comunidade que pode dar uma má impressão à empresa e ao entrevistador e isso fez com que ele perdesse a vaga. Na verdade, nenhuma empresa quer o nome dela associado a coisas que possam arranhar a sua imagem. Parece absurdo? Mas é a realidade.

Achei interessante tocar nesse assunto, pois vejo poucas pessoas se preocupando com a sua imagem real e menos ainda com sua imagem virtual. Isso é preocupante por que há uma grande tendência de que num futuro próximo ‘tudo’ estará na internet. Desta forma, é preciso cada vez mais saber trabalhar com essa ferramenta ao nosso favor.

Um ponto inicial para tentar sanar esse problema é sempre se monitorar. Ou seja, digite no Google de vem em quando o seu nome. É isso mesmo. digite o seu nome e veja se há coisas ruins associadas a ele. Outra questão importante são as fotos em sites de relacionamento. Fotos exageradas demonstrando muito a sua privacidade podem contar contra você na carreira. A participação de fóruns também deve ser cautelosa, principalmente com o que você escreve.

Mas nem tudo está perdido. De uma outra forma, a internet pode auxiliar e muito na sua conquista por uma nova vaga de trabalho. A começar pelo Twitter. Muitas empresas vêm recrutando profissionais através dessa ferramenta.

Para quem gosta de escrever, os blogs são hoje importantes aliados na construção de uma imagem positiva – é claro, se o blog tiver um conteúdo relevante. Sites de relacionamento voltados a emprego como o Linkedin também vem crescendo no gosto dos profissionais, principalmente com mais experiência.

Enfim, comece a se interessar pelas ferramentas on-line e busque criar uma diferenciação através da internet, que inclusive é gratuita. Procure aproveitar melhor a rede no quesito de construir sua carreira.

E para finalizar, é preciso também se preocupar com sua imagem física, afinal é no mundo ‘real’ que permanecemos a maioria do tempo. Brevemente escreverei um artigo tratando da imagem pessoal. Acompanhe.