segunda-feira, 18 de junho de 2012


Saber se relacionar: essa é a chave

Acompanho muitas pessoas, jovens e até de mais idade, que se vêem tendo que procurar novas oportunidades de trabalho, seja por alguma demissão ou processo de transição de carreira e às vezes me pedem dicas de como otimizar os resultados para conseguir uma nova posição.

Bom, para quem almeja conseguir uma boa vaga de trabalho, eu digo que, como sempre há um caminho a ser seguido. Em primeiro lugar, é necessário saber quais são seus pontos fortes. Depois é preciso ter a habilidade de vender essas forças e evidenciá-las a todas as pessoas (comunicação). Daí alguém pode perguntar: por que todas as pessoas?

Hoje em dia, cerca de 70% das vagas nas empresas são preenchidas por indicação. E isso não é novidade é realidade. Sendo assim, as pessoas que se relacionam bem, sempre estarão empregadas. Veja o exemplo da maioria dos políticos: eles sempre arrumam, após o mandato, alguma vaga pública em cargos comissionados do governo etc. Isso acontece por que a maioria dos políticos tem uma boa “Rede de relações” ou um bom networking.

Desta forma, você como profissional precisa investir nessa ferramenta também. Para conseguir um trabalho hoje é preciso ter estratégia. E umas das estratégias é investir em networking. Mas como fazer isso?

É um processo um pouco longo, mas quanto antes você começar melhor. Primeiro, se você é bom em alguma coisa, as pessoas devem saber disso. Desta forma, você deve se destacar dentro da empresa que você está em alguma atividade. Mesmo que você não goste da sua atividade o qual vem exercendo, você deve realizar aquela tarefa de forma diferenciada, senão você não cria diferenciação.  Assim que você conseguir começar se diferenciar, as pessoas têm de saber disso. Fale para as pessoas sobre coisas que você gosta e como você gosta de fazer. Isso vai marcar a mente delas, principalmente seus chefes.

A partir daí, comece e enumerar as pessoas que trabalham em determinadas empresas o quais você conhece. Pense se aquela empresa que você quer a vaga tem alguma pessoa que você conhece que poderá te dar uma indicação, se necessário. Parece simples, mas isso é muito importante. Só que até chegar ao ponto de alguém te indicar, você deverá ter gerado credibilidade na mente dessa pessoa.

Uma boa forma de marcar uma pessoa é se interessar por ela. Comece a anotar o contato de professores, amigos que trabalham em empresas, parentes que pode ajudar etc. após isso, tente semanalmente ligar para algumas dessas pessoas para conversar sobre assuntos de interesse dela ou assuntos gerais. Isso é super importante, pois na hora que você precisar, essa pessoa vai lembrar de você. Usar o e-mail também é importante e válido.

O que acontece em muitos casos é que uma pessoa que está precisando de emprego liga para uma colega, após 10 anos, somente para pedir emprego. O que vai soar meio interesseiro e marcar negativamente a pessoa.

Uma dica importante é que o profissional faça contatos e anote esses contatos, ou troque cartões de visita em cursos, feiras, seminários etc. Há muitos alunos que se quer sabem o nome dos professores e às vezes isso é importante para que sua rede de contatos fique cada vez mais atualizada com novas pessoas potenciais a te ajudar caso precise.

Desta forma, procure sempre manter seus contatos atualizados para que, se possível, você possa contar com eles na hora que você precisar e ajudar também quando necessário.

Enfim, são dicas simples, mas que devem ser praticadas no dia a dia. Se você começar a investir nessa ferramenta, dentro do marketing pessoal, você provavelmente terá resultados melhores e mais otimizados na hora de conseguir uma nova posição no mercado.

Danilo Mota é administrador de empresas e professor. Contato: danilo.gerir@gmail.com