Dentro das questões de sobrevivência no mercado de trabalho, retrato aqui algo que já é tema de algumas matérias de revistas e até livros, que é a questão do relacionamento digital. A pergunta-chave neste caso é: Como vc se relaciona on-line?
Esta é uma questão estratégica, visto que muitos recrutadores vasculham a vida on-line de futuros candidatos a emprego e há pessoas que além disso procuram se identificar com você no que tange a assuntos pessoais (sem falar nos intrusos maliciosos.
Portanto, cuide da sua rede de relacionamentos on-line e cuide da sua identificação na rede, pois cada vez mais há interesse na integração vida real x vida virtual. Pense nisso.
Em reportagem da revista voceS/A ficam as dicas:
1 - Não faça na web o que você não faria perante amigos, familiares, clientes, funcionários ou empregador.
2 - Atue nas suas redes de relacionamento constantemente. Com isso, você cria uma relação de interação com as pessoas. Elas vão saber, por exemplo, que podem esperar uma resposta sua. 3 - "Não responder a um e-mail é o mesmo que receber uma ligação, deixar o telefone fora do gancho e sair, sem retomar a conversa", diz Marcos.
4 - Crie material interessante sobre os assuntos que você domina. Escreva artigos, publique na Wikipedia, mantenha um blog.
5 - Mantenha seus dados sempre atualizados.
6 - Seja objetivo na construção de seu perfil profissional.
Faça buscas constantes para gerenciar seu nome e imagem na rede. Para tanto, busque todas as variações de seu nome (incluindo possíveis erros de grafia) e em diversos sistemas de busca. Automatize essas buscas, usando ferramentas como Technorati Watchlists (www.technorati.com/watchlist) e Google Alerts (www.google.com/alerts).
Danilo Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário