quarta-feira, 25 de abril de 2012


Qual é o seu valor?

Você já parou pra pensar quanto pode valer uma marca? Pois bem: em um relatório de mensuração de valor de marcas publicado pela Interbrand, a marca Coca-Cola ficou novamente em primeiro lugar  alcançou a valor intangível de US$ 66 Bilhões. Mas o que isso quer dizer? Basicamente quer dizer que se todas as fábricas da Coca-cola fossem simultaneamente varridas por um furacão ou uma crise brutal de mercado, ainda assim, ela lucraria somente com a marca, que compreende licenças de seu nome em todo o mundo e principalmente valor percebido pelo consumidor. Complicado?

Outro exemplo: O Google há algum tempo era pouco conhecido pelos usuários de acesso a Internet, mas já está entre as vinte marcas mais valiosas e entre as mais lembradas. Em pouco mais de dez anos o Google alcançou US$ 25 bilhões em valor de marca. Podemos então supor que quanto mais lembrada e admirada é uma marca, mais ela vale. Nesse contexto encaixam-se o respeito e a credibilidade. Se uma marca é valiosa mas não tem credibilidade, não tem respeito perante as pessoas e perde valor.  Sabemos quando um produto ou serviço tem marca pelo que ela consegue sustentar de preço.

Um caso brasileiro é a Petrobras. Há poucos anos atrás a Petrobras figurava entre as 30 maiores empresas de petróleo no mundo. Seu esforço pela internacionalização e fortalecimento de marca trouxe-a para as 10 maiores em poucos anos.

Então paremos pra refletir: quanto vale o jogador Cristiano Ronaldo?  E a imagem de Gisele Bündchen?

E você, quanto vale?

Para mensurar esta conta pessoal não é fácil. Talvez nunca cheguemos a um valor exato. Mas o mais importante é que você na formação de sua marca pessoal, assim como as grandes marcas, consiga angariar pelo menos dois pontos na percepção do cliente: O Respeito e a Credibilidade. O restante você está aprendendo aqui, que é como atuar no mercado, como comunicar com o cliente seus objetivos e como ser melhor percebido pelo mercado. Para isso você deve investir constantemente em conhecer a si mesmo e a seus clientes (pode ser seus chefes e pares). Quem são esses clientes? - Você precisa definir quais - Pode ser seu chefe, supervisor, professor, depende do seu objetivo na carreira.

Pense então: Digamos que seu cliente é um chefe de determinada empresa o qual você quer trabalhar. Então, a estratégia hoje em dia é saber tudo sobre ele. Sonde os gostos dessa pessoa, suas qualidades, seus hobbies como chegar até essa pessoa e mais: estude as metas da empresa, quais os rumos para o futuro e como entrar nessa empresa.

Resumindo, a sua marca depende da atitude que você toma diante do mercado de trabalho. Procure sempre melhorar os seus conhecimentos, estudar os caminhos onde você quer chegar e monitorar sempre se sua carreira está atualizada e alinhada com os seus valores e objetivos.

Talvez você não chegue a um valor exato sobre sua marca, mas terá uma boa noção e uma boa estratégia para sobreviver e se destacar da concorrência. Isso será um fato.

Danilo Mota é administrador e professor. Envie suas dúvidas para: danilo.gerir@gmail.com

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