terça-feira, 3 de abril de 2012

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Com as mudanças evidenciadas hoje no mercado de trabalho, temos que nos preocupar cada vez mais com a nossa imagem. Digo isso por que cada vez mais estamos sendo monitorados em todos os sentidos não é verdade?

Em lojas, supermercados e agora na rua, estamos sendo monitorados o tempo todo. E Isso traz preocupação também para a carreira. Daí muitos podem perguntar: como assim?

Simples. Um amigo enviou um currículo para uma empresa e teve a felicidade de ser chamado para uma entrevista de emprego. A entrevista correu bem, e as chances desse colega eram consideráveis. Mas um ponto contou contra ele. Qual ponto? Esse colega participava de uma comunidade no Orkut daquelas do tipo ‘bebo até cair’. É isso mesmo. Participar de uma comunidade que pode dar uma má impressão à empresa e ao entrevistador e isso fez com que ele perdesse a vaga. Na verdade, nenhuma empresa quer o nome dela associado a coisas que possam arranhar a sua imagem. Parece absurdo? Mas é a realidade.

Achei interessante tocar nesse assunto, pois vejo poucas pessoas se preocupando com a sua imagem real e menos ainda com sua imagem virtual. Isso é preocupante por que há uma grande tendência de que num futuro próximo ‘tudo’ estará na internet. Desta forma, é preciso cada vez mais saber trabalhar com essa ferramenta ao nosso favor.

Um ponto inicial para tentar sanar esse problema é sempre se monitorar. Ou seja, digite no Google de vem em quando o seu nome. É isso mesmo. digite o seu nome e veja se há coisas ruins associadas a ele. Outra questão importante são as fotos em sites de relacionamento. Fotos exageradas demonstrando muito a sua privacidade podem contar contra você na carreira. A participação de fóruns também deve ser cautelosa, principalmente com o que você escreve.

Mas nem tudo está perdido. De uma outra forma, a internet pode auxiliar e muito na sua conquista por uma nova vaga de trabalho. A começar pelo Twitter. Muitas empresas vêm recrutando profissionais através dessa ferramenta.

Para quem gosta de escrever, os blogs são hoje importantes aliados na construção de uma imagem positiva – é claro, se o blog tiver um conteúdo relevante. Sites de relacionamento voltados a emprego como o Linkedin também vem crescendo no gosto dos profissionais, principalmente com mais experiência.

Enfim, comece a se interessar pelas ferramentas on-line e busque criar uma diferenciação através da internet, que inclusive é gratuita. Procure aproveitar melhor a rede no quesito de construir sua carreira.

E para finalizar, é preciso também se preocupar com sua imagem física, afinal é no mundo ‘real’ que permanecemos a maioria do tempo. Brevemente escreverei um artigo tratando da imagem pessoal. Acompanhe.

Nenhum comentário: